segunda-feira, 29 de junho de 2009

VEM AÍ...ENCONTRO DE GRUPOS DE JOVENS EM SAPOPEMA (GINCANA VOCACIONAL)

Vem aí...

Encontro dos grupos de jovens em Sapopema (Gincana Vocacional).
Dia 02 de agosto.
Início às 08h:30 - término às 16h:00.

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) convida todos os grupos de jovens da diocese para participarem de um encontro em Sapopema. Haverá gincana, palestras, missa e show vocacional.
Convidamos os grupos para apresentarem um teatro com um dos seguintes temas:
*Vocação na Biblia (A vocação de Moisés ou Elias ou Jeremias ou Maria etc)
* Vocação na família
* Vocação religiosa
* Vocação leiga
* Vocação sacerdotal

O teatro deverá ter duração máxima de 10 minutos. Deve ser escolhido apenas um dos temas acima. (haverá premiação).

É muito importante que confirmem a presença do grupo até o dia 24 de julho de 2009.
Contatos para confirmação:

Sirlaine : (43) 9119-4520
(43)3523 - 8627 (fora do horário comercial)
Pe. Sérgio de Deus: (43) 3259-1653
Seminarista Élcio: (43) 3259-1653
Pelo e-mail: sav@dioceseprocopense.org.br


** Não será cobrado taxa no encontro.
** Pedimos que os participantes tragam lanche para ser colocado em partilha.

domingo, 28 de junho de 2009

ENCONTRO DAS EQUIPES PAROQUIAIS DO SAV

Encontro das Equipes Paroquiais do SAV

Aconteceu no dia 28/06 o encontro das equipes paroquiais do SAV no CDP (Centro Diocesano de Pastoral). O evento iniciou as o8h:00 e encerrou-se às 12h:00. Vários representantes de diversas paróquias de nossa diocese fizeram-se presentes. Padre Sérgio de Deus, Assessor Diocesano do SAV, presidiu a Santa Missa no início do encontro e também falou sobre a o mês vocacional (agosto) que tem como tema: "Há esperança no caminho!" E com o lema: "Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho" (Lc 24,32). Também o seminarista Élcio José falou a respeito das vocações celebradas no mês de agosto, sobre as atividades que cada paróquia irão desenvolver no mês vocacional e apresentou o projeto do SAV diocesano para o próximo quadriênio (2009-212).
A todos os que participaram do encontro nosso agradecimento, lembrando que quanto mais caminharmos juntos, com todas as paróquias de nossa diocese, mais será possível alcançarmos nosso objetivo maior.
Nosso próximo encontro será dia 08/11 no Santuário de Schoenstatt, durante todo o dia.



sábado, 27 de junho de 2009

CATEQUIZANDOS DE CRISMA DO SETOR II PARTICIPAM DE ENCONTRO VOCACIONAL


Aconteceu em Rancho Alegre, dia 27 de junho, o encontro vocacional com os catequizandos de crisma do setor II. O evento foi promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), tanto diocesano quanto o SAV paroquial de Rancho Alegre. O evento contou com mais de cem jovens e adolescentes vindos das cidades de: Uraí, Sertaneja e Rancho Alegre. Estes municípios fazem parte do setor III. O encontro iniciou as 09h00 com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Sérgio de Deus Borges, assessor diocesano do SAV. Também houve palestras na parte da manhã, aonde a Ir. Janete (Religiosa da Congregação das Filhas da Caridade) falou sobre a importância de buscarmos a santidade em nossas vidas e, também, o seminarista de teologia, Élcio José, falou sobre as vocações específicas e a diferença entre vocação e profissão. Após o lanche servido ao meio dia houve um show vocacional com a apresentação da banda Sacrux Dei de Cornélio Procópio, cujos integrantes fazem parte da equipe diocesana do SAV. A animação musical foi até às 14h: 30m, momento em que encerrou o encontro.
Foi muito importante a presença do pároco de Rancho Alegre no encontro, Pe. Almir, dando total apoio ao evento; outra presença significativa foi a do Seminarista de teologia Clayton e das irmãs de Maria de schoenstatt, Dominicanas da Bem-aventurada Imelda e Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
Agradecemos aos coordenadores paroquiais de catequese e catequistas do setor II pela disposição em enviar e acompanhar os catequizandos até o encontro. Também agradecemos à coordenação de catequese de Rancho Alegre e ao SAV paroquial pelo apoio na organização do evento, e ao Pe. Almir, pároco nesta cidade, pela disposição em acolher o encontro em sua paróquia.
O próximo encontro será em Cornélio Procópio, dia 26/09, no Santuário de Schoenstatt, onde estão convidados os catequizandos de crisma do setor I.







quinta-feira, 25 de junho de 2009

MISSA DE ADMISSÃO AS ORDENS SACRAS

Missa de admissão as Ordens Sacras

Dia 20 de junho, às 18 horas, na capela do Seminário Menino Deus em Cornélio Procópio, foi celebrado o rito de admissão às Ordens Sacras do seminarista diocesano José de Lima, natural da Paróquia Santo Antônio de Pádua, da cidade de Sertaneja-PR. A celebração foi presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, contando com a presença do reitor do seminário de teologia, Pe. Sérgio de Deus Borges, de seminaristas da teologia e propedêutico, vocacionados e de seus familiares. O seminarista nesta celebração manifesta publicamente o propósito de receber a Ordem Sacra e também o bispo recebe publicamente este propósito. No tempo de formação que teve até agora aprendeu a viver sempre mais de acordo com o Evangelho, radicando-se na fé, na esperança e na caridade. Agora impulsionado pelo amor de Jesus Cristo e fortalecido interiormente pela ação do Espírito Santo, chega-se ao desejo de manifestar publicamente o seu propósito de consagrar-se ao serviço de Deus e da humanidade. Este o rito marca a aceitação do candidato às ordens por parte do bispo, para que se dê prosseguimento no processo de formação que culminará com a ordenação, primeiro diaconal e depois presbiteral.





II ESTÁGIO VOCACIONAL

2º Estágio Vocacional

Aconteceu nos dias 19,20 e 21 de junho o 2º Estágio Vocacional do ano de 2009. O encontro realizou-se nas dependências do Seminário Propedêutico “Menino Deus” em Cornélio Procópio. O evento teve como objetivo auxiliar os jovens no discernimento vocacional. Este contou com a participação de 11 jovens oriundos de diversas cidades. O encontro iniciou no dia 19, sexta-feira, às 19h:00 com o jantar. No mesmo dia, houve um momento de reflexão com o Pe. Sérgio de Deus, assessor diocesano do SAV. No dia seguinte, sábado, os momentos de reflexão ficaram por conta do Pe. Sérgio de Deus, Pe. Nelson (pároco da paróquia São Francisco de Assis - Cornélio Procópio) e do bispo diocesano, Dom Getúlio. Neste dia também houve um momento de lazer (futebol) e a celebração da Santa Missa, onde o seminarista José de Lima recebeu o rito de admissão as Ordens Sacras. Após o jantar, os vocacionados participaram da reza do santo terço, preparado por alguns dos seminaristas do propedêutico. As atividades deste dia foram encerradas com um momento de confraternização.
Na manhã do dia 21, domingo, após o café da manhã, o seminarista de teologia e animador vocacional, Élcio José, falou aos vocacionados sobre: “vocação e santidade segundo o documento de Aparecida”. Após o cafezinho das 10h:00, foi a vez da psicóloga, Dra. Karina, conversar com os vocacionados. Antes do almoço houve a oração do santo terço. Após a refeição, Pe. Sérgio de Deus falou pessoalmente com cada vocacionado e os animou a continuar refletindo e respondendo a este chamado de Deus. As 14h:30m seminaristas e vocacionados participaram de um momento de adoração ao santíssimo. Em seguida o encontro foi encerrado.
A equipe do SAV agradece aos seminaristas do propedêutico (João, José e Rafael) pela colaboração no encontro.
O próximo Estágio Vocacional está marcado para o mês de setembro (dias 18, 19 e 20). Se você está pensando em ser padre envie-nos um e-mail ou ligue-nos: sav@dioceseprocopense.org.br – (43) 3259-1653.


quarta-feira, 24 de junho de 2009

4ª Festa da Unidade

4ª Festa da Unidade da diocese de Cornélio Procópio

Mais de 20 mil fiéis participaram da 4ª Festa da Unidade que aconteceu domingo, 21 de junho, na cidade de Cornélio Procópio – PR.
A festa teve como objetivo celebrar solenemente a memória do Coração Imaculado de Maria, padroeiro da Diocese de Cornélio Procópio, reunir os paroquianos de toda diocese para uma grande confraternização e interação dos fiéis.
É a única celebração do ano que reúne padres, lideranças leigas, religiosas, comunidades, pastorais, movimentos, que compreendem as vinte e cinco paróquias da diocese, e o povo de Deus para manifestar a fé comum, com os mesmos objetivos.

A programação desta festividade foi a seguinte:

• 16:00 horas início da festa (frente ao Ginásio “Quinzão”) com cantos, apresentações das paróquias por setores e coroação de Nossa Senhora.
• 17:00 horas houve a celebração da Santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Getúlio Teixeira Guimarães e co-celebrada pelos padres da diocese e o padre Reginaldo Manzotti.
• 18:00 horas Show com o Pe. Reginaldo Manzotti.



terça-feira, 16 de junho de 2009

AVISOS

* Dias 19, 20 e 21 de junho acontecerá o II Estágio Vocacional. Será no Seminário Menino Deus em Cornélio Procópio. Informações: E-mail - sav@dioceseprocopense.org.br ou Tel: (43)3259-1653.
* Dia 19 de junho será o lançamento do Ano Sacerdotal. Cada paróquia fará algo de especial neste dia. Rezemos pelos sacerdotes de todo o mundo de modo especial os de nossa diocese.
* Dia 27 de junho haverá o encontro do SAV com os catequizandos de crisma do setor II. Será em Rancho Alegre. Início às 08:30hs e término às 15:00 hs. Levar lanche para partilha.
* Dia 28 de junho haverá o encontro com as Equipes Paroquiais do SAV no CDP. Início às08:00 com a Santa Missa.

ANO SACERDOTAL

O ANO SACERDOTAL

Caros Sacerdotes,O Ano Sacerdotal, anunciado por nosso amado Papa Bento XVI, para celebrar o 150º aniversário da morte de S. João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, está às portas. O Santo Padre o abrirá a 19 de junho p.f., festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de oração pela santificação dos sacerdotes. O anúncio deste ano especial teve uma repercussão mundial positiva, especialmente entre os próprios sacerdotes. Todos queremos empenhar-nos com determinação, profundidade e fervor, a fim de que seja um ano amplamente celebrado em todo o mundo, nas dioceses, nas paróquias, em cada comunidade local, com envolvimento caloroso do nosso povo católico, que sem dúvida ama seus padres e os quer ver felizes, santos e alegres no trabalho apostólico quotidiano.Deverá ser um ano positivo e propositivo, em que a Igreja quer dizer antes de tudo aos sacerdotes, mas também a todos os cristãos, à sociedade mundial, através dos meios de comunicação global, que ela se orgulha de seus sacerdotes, os ama, os venera, os admira e reconhece com gratidão seu trabalho pastoral e seu testemunho de vida. Realmente, os sacerdotes são importantes não só pelo que fazem, mas também pelo que são. Ao mesmo tempo, é verdade que alguns deles apareceram envolvidos em problemas graves e situações delituosas. Obviamente, é preciso continuar a investigá-los, julgá-los devidamente e puni-los. Estes casos, contudo, dizem respeito somente a uma porcentagem muito pequena do clero. Na sua imensa maioria, os sacerdotes são pessoas muito dignas, dedicadas ao ministério, homens de oração e de caridade pastoral, que investem toda sua vida na realização de sua vocação e missão, muitas vezes com grandes sacrifícios pessoais, mas sempre com amor autêntico a Jesus Cristo, à Igreja e ao povo, solidários com os pobres e os sofridos. Por isso, a Igreja está orgulhosa de seus sacerdotes em todo o mundo.Este ano seja também ocasião para um período de intenso aprofundamento da identidade sacerdotal, da teologia do sacerdócio católico e do sentido extraordinário da vocação e da missão dos sacerdotes na Igreja e na sociedade. Isso exigirá congressos de estudo, jornadas de reflexão, exercícios espirituais específicos, conferências e semanas teológicas em nossa faculdades eclesiásticas, pesquisas científicas e respectivas publicações.O Santo Padre, em seu discurso de anúncio, durante a Assembléia Plenária da Congregação para o Clero, a 16 de março p.p., disse que com este ano especial pretende-se “favorecer esta tensão dos sacerdotes para a perfeição espiritual da qual sobretudo depende a eficácia do seu ministério”. Por esta razão, deve ser, de modo muito especial, um ano de oração dos sacerdotes, com eles e por eles, um ano de renovação da espiritualidade do presbitério e de cada presbítero. A adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes e a maternidade espiritual de monjas, de religiosas consagradas e de leigas referente a sacerdotes , como já proposto, tempos atrás, pela Congregação para o Clero, poderiam ser desenvolvidas com frutos reais de santificação.Seja um ano em que se examinem de novo as condições concretas e a sustentação material em que vivem nossos sacerdotes, às vezes submetidos a situações de dura pobreza.Seja, ao mesmo tempo, um ano de celebrações religiosas e públicas, que levem o povo, as comunidades católicas locais, a rezar, a meditar, a festejar e a prestar uma justa homenagem a seus sacerdotes. A festa na comunidade eclesial constitui uma expressão muito cordial, que exprime e nutre a alegria cristã, uma alegria que brota da certeza de que Deus nos ama e festeja conosco. Será uma oportunidade para desenvolver a comunhão e a amizade dos sacerdotes com a comunidade que lhes foi confiada.Muitos outros aspectos e iniciativas poderiam ser nomeados para enriquecer o Ano Sacerdotal. Aqui deverá entrar a justa creatividade das Igrejas locais. Por esta razão, convem que cada Conferência Episcopal, cada diocese, cada paróquia e comunidade local estabeleçam, quanto antes, um verdadeiro e próprio programa para este ano especial. Obviamente, será muito importante começar o ano com um evento significativo. No próprio dia da abertura do Ano Sacerdotal em Roma com o Santo Padre, 19 de junho, as Igrejas locais são convidadas a participar, de algum modo, quiçá com um ato litúrgico específico e festivo. Os que puderem vir a Roma para a abertura, venham para manifestar assim a própria participação nesta feliz iniciativa do Papa. Deus, sem dúvida, abençoará este empenho com grande amor. E a Santíssima Virgem Maria, Rainha do Clero, intercederá por todos vós, caros sacerdotes!

Cardeal Dom Cláudio Hummes
Arcebispo Emérito de São Paulo
Prefeito da Congregação para o Clero

QUE TAL SER UM PADRE EM NOSSA DIOCESE?

ANO SACERDOTAL (19/06/09 ATÉ JUNHO DE 2010)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

2º ESTÁGIO VOCACIONAL

Olá.
Dias 19, 20 e 21 de junho haverá o 2º Estágio Vocacional em Cornélio Procópio (Seminário Menino Deus).
Se você está pensando em ser padre ou conheça alguém que deseja ser, entre em contato conosco!

Tel: (43) 3259-1653
E-mail: sav@dioceseprocopense.org.br

SER PADRE É D+


QUE TAL SER UM PADRE LEGAL?

ORDENADO MAIS UM SACERDOTE PARA A DIOCESE DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Dom Getúlio ordena mais um presbítero para a Diocese de Cornélio Procópio

No dia 31 de maio aconteceu a ordenação presbiteral do Diácono Wellerson Roberto Dias na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua em Sertaneja-PR às 09h:30m. O evento, em clima de grande emoção, contou com a presença de centenas de fiéis vindos da diocese de Cornélio Procópio, diocese de Jacarezinho e de outras localidades. A Celebração foi presidida por Dom Getúlio Teixeira Guimarães,SVD, bispo da diocese de Cornélio Procópio. A celebração contou com a presença de seus familiares, padres, religiosos e seminaristas de nossa diocese e também de outras. Em seu agradecimento, o novo servo da igreja, lembrou de todos que o ajudaram e rezaram para que conseguisse chegar a ser um presbítero da Igreja.A primeira missa presida pelo Pe. Wellerson aconteceu também no dia 31 de maio às 19h:30m na Igreja onde se ordenou.O Padre Wellerson permanecerá como vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Jataizinho-PR até o final deste ano.


Pe. wellerson Roberto Dias