segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DNJ - 2009

DNJ 2009

No domingo, 25 de outubro, aconteceu o DNJ 2009 – Dia Nacional da Juventude. O evento foi realizado na casa de encontros “João Paulo II” em Cornélio Procópio e organizado pelo Setor Juventude e pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). O evento iniciou às 08h00 com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Getúlio Teixeira Guimarães e co-celebrada pelo padre Sérgio de Deus, assessor diocesano do SAV e pelo padre Márcio, assessor diocesano do Setor Juventude. Após a apresentação dos grupos, o Padre Sérgio de Deus falou sobre o tema do encontro: “Juventude em marcha contra a violência”. Após o almoço a animação ficou por conta do Ministério de música Sacrux Dei. Os adolescentes e jovens puderam também participar de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, presidido pelo padre Márcio. As 14h00 todos saíram em carreata em direção ao centro da cidade, onde aconteceu a “Marcha contra a Violência”, animados por um trio elétrico, percorrendo a Av. XV de Novembro com destino a imagem de bronze do Cristo Rei. Neste local os jovens de mãos dadas em volta do Cristo ouviram as exortações do nosso Bispo, Dom Getúlio, rezaram e receberam a bênção retornando animados para suas comunidades de origem.


Élcio José

Seminarista







domingo, 18 de outubro de 2009

RETIRO PARA ANIMADORES VOCACIONAIS

RETIRO PARA ANIMADORES VOCACIONAIS

DATA: 15/11/09
HORÁRIO: 08:00 as 12:00 hs.
LOCAL: SANTUÁRIO MÃE RAINHA (CORNÉLIO PROCÓPIO).

*Levar lanche para partilha

terça-feira, 13 de outubro de 2009

DNJ

PJ E SAV ORGANIZAM O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ).
"JUVENTUDE EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA"
DATA: 25 OUTUBRO
HORÁRIO: 08:00 as 15:00 hs
LOCAL: CASA JOÃO PAULO II
PARTICIPE!!!

ENCONTRO VOCACIONAL COM OS CATEQUIZANDOS DE CRISMA - SETOR I

ENCONTRO VOCACIONAL COM OS CATEQUIZANDOS DE CRISMA DO SETOR I.

No dia 11 de outubro, aconteceu em Cornélio Procópio, na Paróquia São Francisco de Assis, o encontro vocacional com os catequizandos do setor I que irão receber o crisma. Este foi preparado pelo Serviço de Animação Vocacional Diocesano (SAV) e pela coordenação de catequese e SAV da Paróquia São Francisco. O evento contou com cerca de 150 catequizandos vindos das Paróquias: Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Santa Mariana), São Francisco de Assis, São Miguel Arcanjo e Catedral Cristo Rei (Cornélio Procópio).

O encontro iniciou as 09h00 com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Sérgio de Deus Borges, assessor diocesano do SAV. Após a Celebração foi servido o café da manhã aos participantes do encontro no salão paroquial. Também houve palestras na parte da manhã: Ir. Janete (Religiosa Filhas da Caridade) falou sobre a importância de buscarmos a santidade em nossas vidas e, também, o seminarista de teologia, Élcio José, falou sobre as vocações específicas, diferença entre vocação e profissão e sobre o compromisso de Igreja pós-crisma. Após o lanche servido ao meio dia houve uma apresentação de dança feita por algumas jovens do grupo de oração da Catedral. Em seguida, aconteceu um show vocacional com a apresentação da banda Sacrux Dei de Cornélio Procópio, cujos integrantes fazem parte da equipe diocesana do SAV. A animação musical foi até as 14h:40m, momento em que encerrou o encontro.

Agradecemos aos coordenadores paroquiais de catequese e catequistas do setor I pela disposição em enviar e acompanhar os catequizandos até o encontro. Também agradecemos a coordenação de catequese da Paróquia São Francisco de Assis e ao SAV paroquial, na pessoa da coordenadora, dona Cida, pelo apoio na organização do evento, e também ao pároco, Pe. Nelson, pela disposição em acolher o encontro em sua paróquia.

No próximo ano também irão acontecer encontros como este em todos os setores.

Élcio José







sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ENCONTRO COM CATEQUIZANDOS DE CRISMA SETOR I

Encontro do SAV com catequizandos de crisma do Setor I dia 11/10. O evento será em Cornélio Procópio na Paróquia São Francisco de Assis. Início às 08:30 hs com término previsto para as 15:oo hs. Levar lanche para a partilha.

DIOCESE GANHA SEU PRÓPRIO BRASÃO


Diocese ganha seu próprio BRASÃO


Nos 36 anos da criação da Diocese de Cornélio Procópio, uma novidade. Foi criado o brasão de armas. Até o momento usava-se o brasão pessoal do bispo diocesano, mas percebeu-se que existia uma lacuna e que a diocese não tinha seu brasão próprio. O mesmo foi idealizado pelo seminarista Élcio José e confeccionado pelo design Babigton Campos.
Desde os tempos medievais, os brasões tornaram-se de uso comum para os guerreiros e para nobreza, e, por conseguinte foi-se desenvolvendo uma linguagem bem articulada que regula e descreve a heráldica civil. Paralelamente, também, para o clero, se formou uma heráldica eclesiástica. Ela segue as regras da heráldica civil para a composição e a definição do escudo, mas coloca em redor símbolos de insígnias de caráter eclesiástico e religioso, segundo os graus da Ordem sacra, da jurisdição e da dignidade.

CONHECENDO O BRASÃO DIOCESANO (DESCRIÇÃO HERÁLDICA)

Escudo: De campo azul e prata (branco). Em chefe no fundo em esmalte azul lembrando o manto da Virgem Maria, no topo do escudo uma coroa de estrelas em metal prata representando os 18 municípios que atualmente formam a Diocese, e a Sé Episcopal na estrela maior.
No centro em campo prata (branco) está o Imaculado Coração de Maria em esmalte vermelho flamejante envolto em uma coroa de espinhos em esmalte verde, sob cujo orago está posta a Diocese. A coroa que adorna o Imaculado Coração remete à “Mulher do Apocalipse” (Ap 12,1), forte figura bíblica de Maria e da Igreja.
No flanco direito (dextra) um galho de café frutificado lembrando o principal produto cultivado na diocese na época de sua implantação, símbolo da materialidade. No flanco esquerdo (sinistra) ramos de trigo frutificado, num total de sete espigas, símbolo eucarístico. Atualmente um dos produtos mais cultivados no Estado do Paraná e na região em que se encontra a Diocese. Ambos estão unidos por um laço vermelho na parte inferior lembrando a unidade entre passado e presente, entre o espiritual e o material, representando também a continuidade pastoral da diocese.
Insígnias: Ele possui na parte superior as insígnias corporativas próprias de uma diocese, a mitra ornada, o báculo pastoral e a cruz episcopal. Símbolos do anúncio do evangelho e da doação do Bispo para com seu rebanho.
Motto (divisa): Nome da diocese e data da instalação (dia da última aparição de Nossa Senhora de Fátima).

domingo, 4 de outubro de 2009

REUNIÃO SAV - PROVÍNCIA LONDRINA

SAV DA PROVÍNCIA DE LONDRINA SE REÚNE EM JATAIZINHO

Com o objetivo de animar os trabalhos em nossas dioceses, motivado pela realização do Ano Sacerdotal e tendo em vista o 3º Congresso Vocacional do Brasil, assessores e coordenadores do Serviço de Animação Vocacional (SAV), das dioceses de Apucarana, Londrina e Cornélio Procópio, se reuniram no Seminário São José, em Jataizinho, para uma reunião. O encontro aconteceu dia 03 de outubro as 14h30m. Entre os vários assuntos tratados no encontro, foi destacada a importância de cada diocese elaborar até o final deste ano as diretrizes para o SAV local e a necessidade de termos em nosso regional uma Escola para animadores vocacionais.

Élcio José