quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Diocese de Cornélio Procópio envia representante para o 3º Congresso Vocacional do Brasil

A Diocese de Cornélio Procópio enviou representante para o III Congresso Vocacional do Brasil. O evento aconteceu de 03 a 07 de setembro, em Itaicí-SP. O tema do evento foi: "Discípulos missionários a serviço das vocações" e o Lema "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19).

A Igreja Particular de Cornélio Procópio foi representada pelo coordenador do Serviço de Animação Vocacional, Seminarista Élcio José

O Congresso teve como finalidade celebrar a caminhada vocacional da Igreja no Brasil. Ele se inspirou no Sínodo sobre a Palavra de Deus, realizado em Roma, em 2008, e também no documento da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, que aconteceu em Aparecida (SP), em 2007.

A primeira conferência do Congresso foi proferida na manhã de sábado, dia 4, pelo teólogo padre Agenor Brighenti, que falou do tema: “Vocações no atual contexto sociocultural e eclesial. Durante todo o dia, os participantes discutirão este tema em grupos". Já o teólogo, padre João Batista Libânio, apresentou, na manhã do domingo, dia 5, a conferência “Teologia do discipulado e da missão”. Este tema também foi aprofundado ao longo do dia nos grupos. Na segunda-feira, dia 6, padre Gilson Maia, que foi membro da equipe executiva do Congresso, encerrou o ciclo das conferências falando sobre “Questões práticas”.

As atividades do Congresso sempre iniciaram com a celebração da Santa Missa às 7h, na capela da Casa de Retiro Vila Kostka. Além dos momentos de conferências e orações, houve também confraternização e espaços para partilha e troca de experiências.

Vinte pessoas representaram o Regional Sul II, em que a Diocese de Cornélio Procópio faz parte. Mais de 400 participantes vindos de todos os Estados de nosso País estiveram intensamente, estudando, rezando e elaborando metas para o Serviço de Animação Vocacional do Brasil. Entre os participantes estavam: Bispos, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos.

No Congresso foi construído um documento final que, após revisão, será publicado pela CNBB.

Seminarista Élcio José e outros participantes no 3º Congresso Vocacional do Brasil


Participantes do 3º Congresso Vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário