sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DIOCESE GANHA SEU PRÓPRIO BRASÃO


Diocese ganha seu próprio BRASÃO


Nos 36 anos da criação da Diocese de Cornélio Procópio, uma novidade. Foi criado o brasão de armas. Até o momento usava-se o brasão pessoal do bispo diocesano, mas percebeu-se que existia uma lacuna e que a diocese não tinha seu brasão próprio. O mesmo foi idealizado pelo seminarista Élcio José e confeccionado pelo design Babigton Campos.
Desde os tempos medievais, os brasões tornaram-se de uso comum para os guerreiros e para nobreza, e, por conseguinte foi-se desenvolvendo uma linguagem bem articulada que regula e descreve a heráldica civil. Paralelamente, também, para o clero, se formou uma heráldica eclesiástica. Ela segue as regras da heráldica civil para a composição e a definição do escudo, mas coloca em redor símbolos de insígnias de caráter eclesiástico e religioso, segundo os graus da Ordem sacra, da jurisdição e da dignidade.

CONHECENDO O BRASÃO DIOCESANO (DESCRIÇÃO HERÁLDICA)

Escudo: De campo azul e prata (branco). Em chefe no fundo em esmalte azul lembrando o manto da Virgem Maria, no topo do escudo uma coroa de estrelas em metal prata representando os 18 municípios que atualmente formam a Diocese, e a Sé Episcopal na estrela maior.
No centro em campo prata (branco) está o Imaculado Coração de Maria em esmalte vermelho flamejante envolto em uma coroa de espinhos em esmalte verde, sob cujo orago está posta a Diocese. A coroa que adorna o Imaculado Coração remete à “Mulher do Apocalipse” (Ap 12,1), forte figura bíblica de Maria e da Igreja.
No flanco direito (dextra) um galho de café frutificado lembrando o principal produto cultivado na diocese na época de sua implantação, símbolo da materialidade. No flanco esquerdo (sinistra) ramos de trigo frutificado, num total de sete espigas, símbolo eucarístico. Atualmente um dos produtos mais cultivados no Estado do Paraná e na região em que se encontra a Diocese. Ambos estão unidos por um laço vermelho na parte inferior lembrando a unidade entre passado e presente, entre o espiritual e o material, representando também a continuidade pastoral da diocese.
Insígnias: Ele possui na parte superior as insígnias corporativas próprias de uma diocese, a mitra ornada, o báculo pastoral e a cruz episcopal. Símbolos do anúncio do evangelho e da doação do Bispo para com seu rebanho.
Motto (divisa): Nome da diocese e data da instalação (dia da última aparição de Nossa Senhora de Fátima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário